Os seres humanos são quantitativos. São impressionados por quantidades. Buscam quantidades. É como se fosse a natureza das coisas.
De fato, é a natureza. Quantidades são usadas como referência para boa parte das atividades cotidianas.
Contudo, os seres humanos criaram narrativas para transformar quantidade, em medida. Não é difícil encontrar pessoas criando comparações com base em quantidade. Muitos amigos, muitos carros, muitas viagens.

Não demorou muito para se tornar um comportamento digital.
Mais rápido ainda foi adaptar esse comportamento de forma sistêmica. Não é segredo que esse método é o responsável por boa parte da receita das redes sociais.
O meio digital
As redes sociais são um ótimo exemplo de como usar quantidades para influenciar pessoas.
Porém, a interface homem-máquina vai muito além das redes sociais. Diversos produtos já apresentam quantidade como medida.
Toda ação faz parte de um jogo. Atualmente a maioria das plataformas interativas já possui um grau de interface gamificada.
A gamificação é um recurso. Muitas alternativas para o controle de dopamina vem de soluções dessa técnica. Indivíduos com TDAH tendem a ter um controle melhor quando atribuem pontos e conquistas às atividades.
Contudo, nem toda conquista baseada em quantidade representa uma recompensa melhor. Uma gamificação mal feita pode custar o produto. A exposição constante dessas técnicas criam hábitos e percepções nos usuários. E seres humanos são ótimos em reconhecer padrões.
Criar uma experiência positiva demanda muita pesquisa e teste. Esse é o maior desafio no design de um produto.
Impacto
No dia 10 de novembro de 2021 o YouTube anunciou que estava removendo o número de dislikes dos vídeos. O motivo por trás dessa decisão é muito claro:
…as pessoas pareceram menos dispostas a dar mais avaliações negativas em vídeos que não tinham a contagem visível.
Números trazem uma reação instantânea. A situação do YouTube é um excelente exemplo. Vídeos eram julgados pela quantidade de dislike muito antes do conteúdo ser consumido.
Gamificar interfaces trás benefícios. Usar quantidades, ainda mais. Os seres humanos estão condicionados a reagir a quantidades.
Boas avaliações são um bom sinal. “Bons” números também. Uma boa avaliação gera uma sensação de recompensa. Números geram uma sensação de recompensa e o anseio de mais.
Cada vez mais o conceito de quantidade vai ser expandido no meio digital. Produtos que souberem usá-lo de forma efetiva terão bons resultados.